A Sala do Capítulo da Câmara Municipal de Portalegre, acolheu na manhã de ontem, dia 18 de outubro, uma reunião de coordenação da Rede URBANSOL.

Da rede interurbana para o desenvolvimento inteligente e sustentável fazem parte dezoito entidades públicas e privadas, portuguesas e espanholas, que participam no projeto REDE URBANSOL, da qual faz também parte o Município de Portalegre.

A Rede URBANSOL é um projeto financiado através do programa Interreg V A Espanha Portugal (POCTEP) que promove ações para o desenvolvimento sustentável na fronteira luso-espanhola apoiando a eficiência na utilização dos recursos e serviços, implementando uma economia com baixas emissões de carbono e promovendo a autossuficiência energética entre outros objetivos.

A Rede URBANSOL pretende assim incentivar o investimento público para se conseguir o desenvolvimento sustentável dos municípios da região EUROACE; melhorar a eficiência dos recursos e serviços públicos, promovendo a cooperação dos municípios; implementar uma economia com baixas emissões de carbono e promover a autossuficiência energética.